Dia dos namorados: escolha o vinho ideal para sua comemoração!

Dia dos namorados chegando e é um momento de demonstrar para aquela pessoa especial o quanto ela significa pra você. E como de costume, é tradicional nessa data um bom jantar acompanhado de um vinho.

O vinho é um um item essencial para estar presente na comemoração do Dia dos Namorados, e escolher o vinho ideal para brindar em grande estilo também faz parte desse momento especial. E nós podemos te ajudar nisso.

Que tal surpreender na escolha do vinho para acompanhar um jantar romântico?

   
1. Planejamento
Comemorações especiais merecem um planejamento. E o primeiro ponto é: onde irá acontecer?
Se a comemoração for em um restaurante, escolha aquele que tenha o tipo de comida que seu amor gosta, para depois pensar exatamente em como o vinho pode complementar perfeitamente o jantar. Se a comemoração for em casa, você precisa se programar com mais antecedência, pensando no cardápio e em qual vinho comprar.  (Lembre-se de comprar alguns dias antes para não ter imprevistos).
2. Escolha o vinho ideal
Uma boa harmonização pode realmente criar um jantar perfeito. E existem duas formas de fazê-la: você pode começar escolhendo o prato preferido do seu parceiro ou sua parceira e depois selecionar um vinho que o acompanhe, ou o contrário, primeiro escolher o rótulo que mais gosta, para em seguida escolher o prato ideal.
3. Conheça o sabor das uvas
Mesmo que os vinhos sejam elaborados de maneiras diferentes, o tipo da uva utilizada na sua produção pode ditar algumas características, e conhecê-las pode tornar possível esboçar o sabor do vinho, mesmo sem tê-lo experimentado ainda, o que ajuda muito no momento da escolha. Merlot: dá origem a bebidas macias, de sabor moderado, com aroma e sabores frutados. Deve ser preferencialmente consumida ainda jovem; Malbec: produz vinhos macios, com aroma intenso. No paladar, especiarias e flores; Carmenère: dá origem a vinhos encorpados, com taninos presentes. Sabor frutado e levemente apimentado; Syrah: elabora vinhos de coloração intensa, muito aromáticos, com notas de especiarias, defumados e frutados; Tannat: dá origem a bebidas encorpadas e com taninos presentes. Geralmente, após o envelhecimento se tornam mais suaves; Chardonnay: produz vinhos macios e encorpados, com aroma e sabor frutados e levemente florais; Sauvignon Blanc: dá origem a vinhos de boa acidez, com notas leves de herbáceos e sabor frutado; Cabernet Sauvignon: os vinhos elaborados com essa uva são versáteis, podendo ser apreciados em várias ocasiões e harmonizados com diversos pratos; Torrontés: é aromático, destaca notas florais como de jasmim, rosas e flor de laranjeira. Toque de especiarias e ervas também podem ser encontrados no aroma. O paladar, na maioria das vezes, é frutado, leve e com boa acidez; Rosé: está entre os tintos e brancos, possui boa leveza, frescor, e um toque frutado, mas ao mesmo tempo encontramos as características dos tintos.
4. Conheça as harmonizações básicas

Se você não é um expert sobre o universo de vinhos, você talvez tenha alguma dificuldade em fazer grandes combinações. Por isso, é bom saber as harmonizações básicas, que não tem muito erro. E claro que você pode ter ajuda de sommeliers dos restaurantes ou até mesmo do lugar em que for comprar o vinho.

Mas, listamos algumas harmonizações básicas para te auxiliar na melhor escolha. Vamos lá?

Vinhos brancos e rosés
São boas escolhas para acompanhar saladas, aves, peixes e frutos do mar em geral. Como costumam ser vinhos mais leves, o ideal é que os pratos sejam mais leves também, sem muitos condimentos.
Vinhos tintos
Ótimos acompanhantes de carnes vermelhas ou com molhos vermelhos. Porém, a grande variedade de vinhos tintos merecem uma atenção especial. Opte por harmonizar pratos de temperos leves com vinhos tintos de sabor mais leve, e pratos picantes e mais condimentados com tintos de sabor mais marcante.
5. Escolha
Após essas dicas, escolha o vinho que vai agradar o paladar do casal.   E se mesmo após essas dicas você não conseguiu escolher o vinho perfeito para ocasião, ou se deseja presentear alguém especial, nós da FRONT preparamos um KIT exclusivo Terrazas Reserva (qualquer uva) + 01 bag.         
Referências: http://blog.vinhosite.com.br/como-escolher-um-bom-vinho-para-o-dia-dos-namorados/